terça-feira, 21 de outubro de 2008

Classicismo – Verdadeiro (V) ou Falso (F)

1. O Classicismo representou uma ruptura completa com a Idade Média: o teocentrismo e todas as suas implicações foram totalmente abandonados.
2. Francisco Sá de Miranda foi o inventor da medida nova, juntamente com Petrarca e com Dante Alighieri.
3. Os versos decassílabos sempre foram tradicionalmente populares na Península Ibérica.
4. O Trovadorismo foi uma escola que privilegiou o sentimentalismo, a religiosidade e o subjetivismo, por isso pertence à tendência dionisíaca, enquanto o Classicismo, por valorizar a razão, pertence à tendência apolínea.
5. As Grandes Navegações contribuíram para aumentar a força do teocentrismo, na medida em que mostrou para o homem europeu o grande poder de Deus ao criar um mundo tão imenso.
6. Em O Príncipe, Maquiavel teoriza a respeito do Absolutismo, dos caminhos para se chegar ao poder e permanecer nele.
7. A expulsão dos mouros, a posição geográfica e as pesquisas náuticas explicam o pioneirismo lusitano nas Grandes Navegações.
8. Os limites cronológicos do Classicismo em Portugal são os anos de 1527 e 1580.
9. O gosto pela imitação dos clássicos greco-romanos fez do Classicismo uma literatura pouco inventiva.
10. A lírica camoniana é constituída toda ela por sonetos, forma poética composta por dois quartetos e dois tercetos.
11. Camões, como principal ícone do Classicismo, valorizou a tradição aristotélica em detrimento do neoplatonismo de Petrarca.
12. A ode é um poema de dicção heroica e eloquente.
13. O antropocentrismo encerra os conceitos de Homem-Integral, Homem-Aventura, Homem-Cortesão e Homem-Soldado.
14. As tentativas de fusão entre paganismo e cristianismo foram infrutíferas e foram responsáveis pela situação marginal da obra camoniana no contexto do Classicismo português.
15. O amor distante, não correspondido, a dor da morte, da perda e da ausência são temas da elegia.
16. O epitalâmio é um poema de caráter laudatório, não raro limitado pelo desejo de agradar ou bajular.
17. O Quinhentismo luso constituiu uma época bifronte, pela coexistência da cultura medieval e da cultura clássica.
18. É frequente a fusão de motivos católicos-cristãos com motivos pagãos nas produções artísticas renascentistas, e a esse procedimento dá-se o nome de fusionismo.
19. O platonismo se apresenta na obra lírica de Camões a partir da idealização da mulher e do amor, contudo é na busca pela perfeição formal que ele se insere no contexto renascentista, fazendo uso das formas fixas amplamente divulgadas por Petrarca, Alighierie e Boccaccio.
20. Camões busca a expressão de temas específicos, que tenham validade para o seu momento, para o seu tempo, sem se preocupar com sua validade para o homem futuro.
21. Para o homem do Renascimento, a busca do Supremo Belo se confunde com a busca do Bem Supremo, e ficam expressas através do conceito de kalokagathia da cultura helênica.
22. No contexto do século XVI, valorizava-se mais o racionalismo do que o empirismo, isto é, era mais importante o produto das elocubrações mentais do homem do que sua comprovação por meio da experiência.
23. A obsessão pela razão fez com que o homem do Renascimento negligenciasse o corpo, ocupando-se mais com as questões mentais e intelectuais.
24. Para o homem do século XVI o conceito de Beleza consiste na regularidade, na harmonia, na simetria e no equilíbrio das formas.
25. A burguesia era próspera economicamente, mas não possuía verniz intelectual e cultural, por isso a aristocracia continuou sendo a única classe que patrocinava as artes, atuando como mecenas.
26. Uma das bases do pensamento de Lutero é a ideia de que o homem é salvo através da fé, o que diminui o poder da hierarquia eclesiástica e, consequentemente, do próprio papa.
27. A Reforma de Martinho Lutero consistiu numa série de medidas, dentre elas a permissão do casamento para os padre, a abolição dos sacramentos, com exceção do batismo e da eucaristia e o uso da língua alemã nos ofícios religiosos em lugar do latim.
28. De 1545 a 1563, realizou-se o Concílio de Trento, onde foram definidas as medidas da igreja de Roma para conter o avanço do protestantismo. Tais medidas repousaram no seguinte tripé: a criação da Companhia de Jesus, a instituição da Inquisição e a organização do Índex.
29. O verso “Alma minha gentil, que te partiste” é um decassílabo sáfico.
30. O uso do soneto, da medida nova, das cadências rigorosamente marcadas, tais como o heroico (6-10) e o sáfico (4-8-10) e dos sofisticados esquemas de rima não impedem a sensação de espontaneidade da lírica camoniana mas, pelo contrário, constituem o suporte que garante sua melodia e musicalidade admiráveis.

Nenhum comentário: