sexta-feira, 10 de outubro de 2008

REVISÃO DE LITERATURA – TROVADORISMO E HUMANISMO

REVISÃO DE LITERATURA – TROVADORISMO E HUMANISMO

A-) Use “T” para Trovadorismo e “H” para Humanismo:

( ) Cantiga de Guarvaia, primeiro documento em Língua Portuguesa, escrita por Paio Soares de Taveirós;
( ) Cancioneiro Geral, compilação de poemas feita por Garcia de Resende;
( ) Poesia associada à música, acompanhada por instrumentos como a cítara, a guitarra, o alude, a flauta;
( ) Dramaturgia de caráter alegórico, através da qual se formaliza o preceito “ridendo castigat mores”;
( ) Novelas de cavalaria, narrativas que giram em torno das peripécias de um cavaleiro que luta pela coroa e em nome de Deus;
( ) Presença de uma crescente valorização do homem bem como de sua ação sobre a Terra;
( ) Sociedade de caráter estamental, na qual não há a possibilidade de ascensão através do acúmulo de bens;
( ) Fernão Lopes, considerado como o fundador da historiografia em Língua Portuguesa;
( ) Equilíbrio entre teocentrismo e antropocentrismo;
( ) Período literário inaugurado e 1418, com a nomeação de Fernão Lopes como guarda-mor da Torre do Tombo;


B-) Use “V” para verdadeiro e “F” para falso:


( ) O cantor das cantigas era chamado de trovador enquanto o compositor, de jogral;
( ) D. Dinis (1261 – 1325) foi um ferrenho e pertinaz perseguidor dos trovadores e dos jograis, constituindo-se numa das forças responsáveis pelo colapso da produção lírica trovadoresca;
( ) As cantigas trovadores foram escritas em galego-português, o que reitera a unidade lingüística existente entre Portugal e Galiza (reino situado ao norte de Portugal);
( ) No Cancioneiro de Santa Maria, foram arregimentadas produções de Afonso X, rei de Castela, as quais tematizam os milagres da Virgem Maria;
( ) As cantigas de amigo são originárias do sul da França e são exemplo da forte influência que a cultura francesa exerceu sobre a cultura portuguesa;
( ) As cantigas de amor são originárias da Península Ibérica e constituem a manifestação mais antiga e original do lirismo português;
( ) O erotismo das canções provençais foi barrado na Península Ibérica pelo platonismo cristão que aproximou a mulher da imagem da Virgem;
( ) Tudo o que sabemos da produção literária de Portugal na Idade Média está nos cancioneiros, de maneira que não há nenhuma permanência de traços da literatura daquela época na produção hodierna;
( ) Em novelas de cavalaria como Amadis de Gaula verifica-se uma diluição do amor erótico nas malhas do idealismo platônico cristão, tal como acontece nas cantigas de amor;
( ) As novelas de cavalaria são mais realistas, por esse motivo o amor carnal se concretiza nelas, o que inviabiliza a configuração do amor cortês convencional;
( ) As novelas de cavalaria são oriundas das antigas canções de gesta, longos poemas narrativos sobre os feitos heróicos de um cavaleiro;
( ) Se, durante o Trovadorismo, a Igreja e os reis foram os principais patrocinadores das artes, agora, no Humanismo, os artistas ficaram abandonados, pois os burgueses se preocupam com questões mais práticas do que a arte, tais como as do intercâmbio comerciais, por exemplo;
( ) A crônica de Fernão Lopes é bastante influenciada pelas novelas de cavalaria na medida em que coloca os reis e os cavaleiros como os principais agentes de transformação da história;
A poesia contida no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende apresenta um lirismo amoroso sutil e sofisticado, fortemente influenciado pelo poeta italiano Petrarca;
A dramaturgia vicentina é conservadora, pois expressa o desejo de manutenção dos valores católicos tipicamente medievais ora em decadência.

A-) Use “T” para Trovadorismo e “H” para Humanismo:

( ) Cantiga de Guarvaia, primeiro documento em Língua Portuguesa, escrita por Paio Soares de Taveirós;
( ) Cancioneiro Geral, compilação de poemas feita por Garcia de Resende;
( ) Poesia associada à música, acompanhada por instrumentos como a cítara, a guitarra, o alude, a flauta;
( ) Dramaturgia de caráter alegórico, através da qual se formaliza o preceito “ridendo castigat mores”;
( ) Novelas de cavalaria, narrativas que giram em torno das peripécias de um cavaleiro que luta pela coroa e em nome de Deus;
( ) Presença de uma crescente valorização do homem bem como de sua ação sobre a Terra;
( ) Sociedade de caráter estamental, na qual não há a possibilidade de ascensão através do acúmulo de bens;
( ) Fernão Lopes, considerado como o fundador da historiografia em Língua Portuguesa;
( ) Equilíbrio entre teocentrismo e antropocentrismo;
( ) Período literário inaugurado e 1418, com a nomeação de Fernão Lopes como guarda-mor da Torre do Tombo;


B-) Use “V” para verdadeiro e “F” para falso:


( ) O cantor das cantigas era chamado de trovador enquanto o compositor, de jogral;
( ) D. Dinis (1261 – 1325) foi um ferrenho e pertinaz perseguidor dos trovadores e dos jograis, constituindo-se numa das forças responsáveis pelo colapso da produção lírica trovadoresca;
( ) As cantigas trovadores foram escritas em galego-português, o que reitera a unidade lingüística existente entre Portugal e Galiza (reino situado ao norte de Portugal);
( ) No Cancioneiro de Santa Maria, foram arregimentadas produções de Afonso X, rei de Castela, as quais tematizam os milagres da Virgem Maria;
( ) As cantigas de amigo são originárias do sul da França e são exemplo da forte influência que a cultura francesa exerceu sobre a cultura portuguesa;
( ) As cantigas de amor são originárias da Península Ibérica e constituem a manifestação mais antiga e original do lirismo português;
( ) O erotismo das canções provençais foi barrado na Península Ibérica pelo platonismo cristão que aproximou a mulher da imagem da Virgem;
( ) Tudo o que sabemos da produção literária de Portugal na Idade Média está nos cancioneiros, de maneira que não há nenhuma permanência de traços da literatura daquela época na produção hodierna;
( ) Em novelas de cavalaria como Amadis de Gaula verifica-se uma diluição do amor erótico nas malhas do idealismo platônico cristão, tal como acontece nas cantigas de amor;
( ) As novelas de cavalaria são mais realistas, por esse motivo o amor carnal se concretiza nelas, o que inviabiliza a configuração do amor cortês convencional;
( ) As novelas de cavalaria são oriundas das antigas canções de gesta, longos poemas narrativos sobre os feitos heróicos de um cavaleiro;
( ) Se, durante o Trovadorismo, a Igreja e os reis foram os principais patrocinadores das artes, agora, no Humanismo, os artistas ficaram abandonados, pois os burgueses se preocupam com questões mais práticas do que a arte, tais como as do intercâmbio comerciais, por exemplo;
( ) A crônica de Fernão Lopes é bastante influenciada pelas novelas de cavalaria na medida em que coloca os reis e os cavaleiros como os principais agentes de transformação da história;
A poesia contida no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende apresenta um lirismo amoroso sutil e sofisticado, fortemente influenciado pelo poeta italiano Petrarca;
A dramaturgia vicentina é conservadora, pois expressa o desejo de manutenção dos valores católicos tipicamente medievais ora em decadência.A-) Use “T” para Trovadorismo e “H” para Humanismo:

( ) Cantiga de Guarvaia, primeiro documento em Língua Portuguesa, escrita por Paio Soares de Taveirós;
( ) Cancioneiro Geral, compilação de poemas feita por Garcia de Resende;
( ) Poesia associada à música, acompanhada por instrumentos como a cítara, a guitarra, o alude, a flauta;
( ) Dramaturgia de caráter alegórico, através da qual se formaliza o preceito “ridendo castigat mores”;
( ) Novelas de cavalaria, narrativas que giram em torno das peripécias de um cavaleiro que luta pela coroa e em nome de Deus;
( ) Presença de uma crescente valorização do homem bem como de sua ação sobre a Terra;
( ) Sociedade de caráter estamental, na qual não há a possibilidade de ascensão através do acúmulo de bens;
( ) Fernão Lopes, considerado como o fundador da historiografia em Língua Portuguesa;
( ) Equilíbrio entre teocentrismo e antropocentrismo;
( ) Período literário inaugurado e 1418, com a nomeação de Fernão Lopes como guarda-mor da Torre do Tombo;


B-) Use “V” para verdadeiro e “F” para falso:


( ) O cantor das cantigas era chamado de trovador enquanto o compositor, de jogral;
( ) D. Dinis (1261 – 1325) foi um ferrenho e pertinaz perseguidor dos trovadores e dos jograis, constituindo-se numa das forças responsáveis pelo colapso da produção lírica trovadoresca;
( ) As cantigas trovadores foram escritas em galego-português, o que reitera a unidade lingüística existente entre Portugal e Galiza (reino situado ao norte de Portugal);
( ) No Cancioneiro de Santa Maria, foram arregimentadas produções de Afonso X, rei de Castela, as quais tematizam os milagres da Virgem Maria;
( ) As cantigas de amigo são originárias do sul da França e são exemplo da forte influência que a cultura francesa exerceu sobre a cultura portuguesa;
( ) As cantigas de amor são originárias da Península Ibérica e constituem a manifestação mais antiga e original do lirismo português;
( ) O erotismo das canções provençais foi barrado na Península Ibérica pelo platonismo cristão que aproximou a mulher da imagem da Virgem;
( ) Tudo o que sabemos da produção literária de Portugal na Idade Média está nos cancioneiros, de maneira que não há nenhuma permanência de traços da literatura daquela época na produção hodierna;
( ) Em novelas de cavalaria como Amadis de Gaula verifica-se uma diluição do amor erótico nas malhas do idealismo platônico cristão, tal como acontece nas cantigas de amor;
( ) As novelas de cavalaria são mais realistas, por esse motivo o amor carnal se concretiza nelas, o que inviabiliza a configuração do amor cortês convencional;
( ) As novelas de cavalaria são oriundas das antigas canções de gesta, longos poemas narrativos sobre os feitos heróicos de um cavaleiro;
( ) Se, durante o Trovadorismo, a Igreja e os reis foram os principais patrocinadores das artes, agora, no Humanismo, os artistas ficaram abandonados, pois os burgueses se preocupam com questões mais práticas do que a arte, tais como as do intercâmbio comerciais, por exemplo;
( ) A crônica de Fernão Lopes é bastante influenciada pelas novelas de cavalaria na medida em que coloca os reis e os cavaleiros como os principais agentes de transformação da história;
A poesia contida no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende apresenta um lirismo amoroso sutil e sofisticado, fortemente influenciado pelo poeta italiano Petrarca;
A dramaturgia vicentina é conservadora, pois expressa o desejo de manutenção dos valores católicos tipicamente medievais ora em decadência.

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